segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Pai do iPod não tem Dinheiro para Comprar um iPod

Em 1979, aos 23 anos, o britânico Kane Kramer, inventor, bolou um aparelho do tamanho de um cartão de crédito, com uma tela retangular e um botão para seleção de músicas que armazenava canções em formato digital. Inicialmente chamado de IXI, o aparelho de Kramer armazenava 3,5 minutos de música em um chip.
Qualquer semelhança com o lançamento da Apple em 2001 não é mera coincidência, tanto que a empresa de Steve Jobs recorreu a Kramer para se safar de um processo judicial por quebra de patentes nos Estados Unidos. A Apple usou a patente de Kramer, e seus desenhos, para se defender das acusações da Burst, num caso julgado em setembro passado, e mantido confidencial até hoje. O inventor foi até a Califórnia para depor no caso.
Passados quase 30 anos do episódio, Kramer, quebrado financeiramente, concedeu entrevista ao jornal inglês The Mail, exibindo o rascunho do iPod primitivo. Enquanto seu invento rende cifras milionárias à Apple, o cara teve que vender a casa e viver de aluguel no ano passado. E admite a M federal:
– Eu não tenho dinheiro nem para comprar um iPod. A Apple me deu um, mas quebrou oito meses depois.
A esperança de Kramer é que a situação mude e ele finalmente receba o crédito, moral e financeiro, pelo invento. Por enquanto, o pai do iPod recebeu apenas pela consultoria que prestou no caso judicial nos EUA, defendendo a Apple. Agora, Kramer está negociando com a Apple uma compensação monetária pelos direitos sobre o desenho do aparelho.
Na época do invento, Kramer criou uma empresa e patenteou internacionalmente a idéia. Nos anos 1980, no entanto, sem dinheiro para renovar a patente, perdeu a exclusividade e a tecnologia se tornou pública. Apesar da situação ruim, Kramer não se entrega e diz que está trabalhando em um novo projeto, chamado Called Monicall, que permitirá aos usuários gravar suas conversas por telefone e encaminhar por e-mail aos interlocutores, e outras pessoas, como um arquivo de áudio:
– Vai acelerar as negociações comerciais e oferecer uma testemunha das transações e acordos – espera Kramer.
Desde o seu lançamento em 2001, 163 milhões de iPods foram vendidos. O ganho da Apple pelos 100 aparelhos comercializados por minuto é estimado em 5,5 bilhões, apenas no Natal.

2 comentários:

javístico disse...

Como pode isso? Em 1979 já existia música digital?

javístico disse...

O Steve Jobs não vai dar nada pra ele. Nem pros executivos da empresa ele não dá, só vão sobrar migalhas pra esse cara.