terça-feira, 15 de novembro de 2011

O cume do Monte Everest

O cume do Monte Everest é um sonho que pode realmente acabar em morte. Há cerca de 200 cadáveres na montanha. A maioria dos corpos está na mesma posição que eles estavam quando morreram. Quase todos os corpos estão perfeitamente preservados por causa do frio. Ao longo do percurso até o cume, todos alpinistas passarão por estes corpos. Há corpos de mais de 50 anos que parecem que foram colocados lá ontem.


Vários corpos recebem nomes como "botas verdes" de acordo com algumas de suas características mais visíveis. Este acima tornou-se uma espécie de marco e está no mesmo lugar desde 1996. É um pouco duro e cruel chamar os restos mortais de alguém por alguma parte de seu equipamento, mas eu acho que é o resultado de viver em condições tão duras por um tempo muito longo. O clima é frio, o ar é extremamente rarefeito. Lá é preciso grande força de vontade para sobreviver.


Eu me pergunto como é que um alpinista se sente ao passar pelos corpos daqueles que não conseguiram chegar ao topo. Será que isso torna a subida ainda mais difícil? Eu acho que depende muito da natureza do escalador.










Nenhum comentário: