domingo, 21 de dezembro de 2008

TOP 10 Fiascos do Esporte 2008

O site terra elegeu os 10 maiores fiascos do esporte em 2008. Confira a lista abaixo:

1 - Vasco
Quatro vezes campeão brasileiro (1974, 1989, 1997 e 2000), o Vasco amargou em 2008 o seu primeiro rebaixamento à segunda divisão do Nacional. Com uma campanha pífia, o time cruzmaltino selou sua queda na última rodada do Brasileiro, com uma derrota por 2 a 0 ante o Vitória, em São Januário, na despedida do veterano atacante Edmundo, 37 anos.
2 - Flamengo
O time rubro-negro avançou às oitavas-de-final da Libertadores para encarar o América-MEX e venceu o adversário na partida de ida por 4 a 2, no México. Com a vantagem para a volta no Maracanã, e na despedida do técnico Joel Santana, de saída para a África do Sul, a equipe perdeu por 3 a 0, em um Maracanã lotado, e amargou a eliminação.
3 - Renato Gaúcho
O ex-jogador teve a chance de conquistar seu mais importante título como treinador, no Fluminense, mas ficou com o vice-campeonato da Libertadores, perdendo a decisão para a LDU. Na seqüência, Renato Gaúcho assumiu o Vasco com a missão de livrar a equipe da Série B da próxima temporada, mas não atingiu seu objetivo e acabou rebaixado na última rodada.
4 - Fluminense
Com um elenco forte, com nomes como Thiago Neves, Washington, Dodô e Thiago Silva, o Fluminense voltou a disputar a Libertadores depois de 23 anos, fez a melhor campanha da fase de grupos e chegou à final da edição deste ano do torneio continental, mas ficou com o vice-campeonato após perder para a LDU, nos pênaltis, em um Maracanã lotado pela torcida tricolor.
5 - Cuca
Sensação da temporada 2007 no comando do Botafogo, Cuca teve um ano para esquecer. Eliminado da Copa do Brasil nas semifinais, pelo Corinthians, o treinador deixou o time de General Severiano para comandar o Santos, mas não foi bem e saiu da equipe na zona de risco para assumir o Fluminense. Nas Laranjeiras, outro insucesso e o técnico ficou desempregado mais uma vez no ano.
6 - França
Campeã do mundo em 1998 e vice em 2006, a seleção da França sentiu a ausência do craque Zinedine Zidane, que se despediu após a decisão do Mundial da Alemanha, e fez uma campanha para esquecer na Eurocopa deste ano. Mesmo com Henry, Ribery e Malouda, a equipe comandada por Domenech foi eliminada logo na primeira fase da competição.
7 - Atlético-MG
O ano do centenário do Atlético-MG foi diferente do planejado pelos torcedores. O time alvinegro não conquistou nenhum título em 2008, perdeu a final do Mineiro para o arqui-rival Cruzeiro - com direito a uma goleada sofrida na partida de ida, por 5 a 0 -, ficou em 12º no Campeonato Brasileiro e ainda viu seu presidente, Ziza Valadares, renunciar ao cargo.
8 - Terry
Capitão do Chelsea, o zagueiro teve em seus pés a chance de dar ao time londrino o seu primeiro título da Copa dos Campeões - tão sonhado pelos torcedores da equipe inglesa -, mas perdeu sua penalidade na disputa decisiva contra o Manchester United, também da Inglaterra. Na seqüência, o time rival se deu melhor e ficou com o troféu da competição continental.
9 - Seleção Olímpica
Comandada por Dunga, a Seleção Olímpica foi a Pequim com a missão de conquistar o inédito ouro para o futebol brasileiro. Sem Kaká e com Ronaldinho como líder, a equipe fez uma boa primeira fase, mas sucumbiu diante da Argentina nas semifinais da competição, com uma derrota por 3 a 0, e teve de se contentar com o bronze obtido no confronto com a Bélgica.
10 - Ipatinga
Vice-campeão da Série B do Brasileiro de 2007 e elogiado por sua administração, o caçula Ipatinga fez uma péssima temporada em 2008. No primeiro semestre, a equipe do Vale do Aço amargou o rebaixamento à segunda divisão do Campeonato Mineiro e, na segunda parte do ano, outra queda, desta vez para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: